terça-feira, 21 de outubro de 2014

Campanha incentiva uso racional da água

Notícia publicada na edição de 21/10/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A

Com o lema "Sabendo usar não vai faltar", a Câmara de Votorantim, por iniciativa de seu presidente, Héber Martins (PDT), lançou ontem uma campanha voltada ao uso racional da água. Trata-se da primeira iniciativa de caráter oficial dentro da área de influência da Região Metropolitana de Sorocaba com esse objetivo.

O vereador tem monitorado a situação da represa da Itupararanga, manancial que responde por mais de 80% do abastecimento de Sorocaba, e informou que o nível do reservatório teria diminuído em alguns pontos em mais de cinco metros. Os números, contudo, não são confirmados pelo Grupo Votorantim, detentor da concessão, que alega questões de ordem estratégica para manter os dados em sigilo.

Também por isso, Martins deverá promover audiência pública de alcance regional para discutir com representantes de outras cidades o problema. "Essa crise não diz respeito apenas a Votorantim; todos, indistintamente, têm interesse em participar do debate e propor alternativas que diminuam as consequências desse quadro preocupante", disse.

O parlamentar não concorda com a posição de algumas autoridades, segundo as quais não existe risco de desabastecimento. "Esperamos, até, que isso se confirme, que não falte água, mas não podemos assumir uma postura de comodismo."

Serão convidados para a reunião, que ainda não tem data marcada, representantes da gestora da represa e de municípios que ficam acima de seu nível como São Roque e Ibiúna, além de dirigentes dos comitês de bacias, governos, associações e organizações da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim