sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Palestra orienta alunos sobre a importância da drenagem urbana

A programação da Semana Municipal do Meio Ambiente teve continuidade na manhã desta sexta-feira (19), com a palestra sobre o projeto de Drenagem Urbana, Manejo de Águas Pluviais, na escola municipal "Gilberto dos Santos". Quanto ao plantio de árvores nativas e frutífera na Represa de Itupararanga, também programado para esta manhã, foi transferido para outra data, ainda a ser agendada, devido à chuva.

A ação promovida pela Prefeitura de Votorantim, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, contou ainda com a participação da Votorantim Cimentos. Participaram da palestra os alunos do 1º ao 4º ano.

A palestra foi proferida pelo diretor de Planejamento e Educação Ambiental, Ricardo Naccarati, que falou sobre a importância das bacias de contenção de águas pluviais, os barramentos, que estão sendo construídos no Parque Jataí II.

Para ilustrar a importância dos piscinões, Naccarati instruiu os alunos sobre as problemáticas do lixo e entulho que são jogados pela própria população nas áreas públicas, das bocas-de-lobo entupidas, enchentes e doenças vinculadas à poluição das águas. O educador ambiental destacou ainda que muitos lixos jogados nas ruas acabam indo para os rios e com isso prejudicando os animas que muitas vezes confundem esses materiais com alimento.


Os alunos também receberam uma cartilha explicativa sobre a importância dos piscinões que tem como objetivos evitar enchentes em períodos de chuvas intensas, priorizar as partes mais baixas do córrego Itapeva, onde naturalmente há acúmulo de água; beneficiar a população que pode sofrer com as inundações em suas casas, comprometendo assim a saúde e a qualidade de vida; recuperar a vegetação das áreas do entorno, além da implantação de Parques Municipais nas proximidades. Na cartilha o personagem principal é o esquilo "Tequinho", escolhido pelos próprios alunos da rede.

O Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, destaca a importância desse trabalho que vem sendo realizado nas unidades escolares por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação. "As crianças levam todas essas informações para suas casas e com isso teremos uma população consciente no que diz respeito a essas ações", disse.

A programação continua neste domingo (21), Dia da Árvore, quando haverá Educação Ambiental e plantio de árvores na margem do Rio Sorocaba com a participação dos Grupos de Escoteiro "Vuturaty" e "Ayrton Senna". O plantio será às margens da avenida Newton Vieira Soares, próximo à Rua Albertina Nascimento, das 9h30 às 11h30.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim