sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia da Melhor Idade terá atividades e exames gratuitos no próximo sábado

Em primeiro de outubro é mundialmente comemorado o Dia do Idoso e a data será celebrada em Votorantim no próximo sábado, 27 de setembro, com atividades e atendimentos gratuitos. Chamado de Dia da Melhor Idade, o evento será na Praça "Lecy de Campos", das 9h às 12h e será aberto a todos os interessados. A programação que vem sendo preparada pela Secretaria da Saúde faz parte do programa Votorantim Saudável que tem atividades mensais voltadas à promoção da qualidade de vida da população.

O foco principal do Dia da Melhor Idade é a prevenção de doenças, conforme destacou a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes. Para isso, serão oferecidos exames, orientações e atividades para incentivar os participantes de toda as idades a estarem mais atentos sobre a importância de cuidar da saúde. "Teremos informações, orientações e exames, atividades físicas, participação dos grupos de ginástica e de caminhada, apresentações e diversas atividades para que as pessoas possam se conscientizar sobre a importância de tomar atitude e ter uma vida mais saudável, prevenir doenças e viver melhor", frisou a secretária.

A programação alusiva ao Dia do Idoso em Votorantim envolve, ainda, outros setores da administração municipal, como os parceiros da Secretaria de Desporto que terá o programa Agita Votorantim promovendo atividades físicas ao longo da manhã, como alongamento, dança e ginástica, e também levará à praça os núcleos de ginástica existentes na cidade. A Secretaria da Cultura é parceira oferecendo apoio e estrutura e também levará ao evento uma apresentação de Axé.

Outra atração será a doação de cães e gatos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Votorantim, com mais uma ação de incentivo à guarda responsável de animais. Os felinos e caninos que estarão disponíveis para adoção estarão vacinados e medicados com vermífugo e terão direito à castração.

A Universidade Paulista (Unip – Sorocaba) comparecerá com o curso de Odontologia, oferecendo orientações e avaliações bucais, com identificação de feridas, lesões e encaminhamentos dos casos que precisarem de atendimento. A Universidade de Sorocaba (Uniso), que também têm uma parceria fixa com a Prefeitura de Votorantim, comparecerá com três cursos da área da saúde. Equipes de Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional estarão na praça para realizar aferição de pressão arterial, teste de glicemia, peso, altura, orientação sobre alimentação saudável, exercícios e cuidados importantes, principalmente para os idosos, mas disponíveis a todos que se interessarem.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim