quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Projeto escolar de Votorantim aborda educação no trânsito


Os alunos do 2º ano A da EMEIF "Gilberto dos Santos" no bairro do Jataí II, participaram nesta quinta-feira (21) do projeto "Criança no Trânsito". As atividades foram aplicadas pela professora e psicóloga especialista em Psicologia do Trânsito, Fabíola Rocha. O objetivo é demonstrar os cuidados e princípios básicos para pedestres, condutores e passageiros.

Os trabalhos contaram com a participação e contribuição da ONG "Criança Segura Brasil", representada pela também Psicóloga, Vânia Momesso.

O teatro de fantoche foi a primeira atividade lúdica encenada para os estudantes. Miguelito mora na área rural e quase não sai de lá, por isso desconhece sinalização, semáforo, e faixa de pedestres entre outros itens. Ao visitar a prima Belinha que vive na cidade, ela ensina a ele como se comportar para estar sempre seguro no trânsito. Os dois personagens interagiram com as crianças passando informações importantes para todos, com o intuito de orientar como a criança deve se comportar frente aos demais elementos e agentes do trânsito. A peça também salientou a necessidade de usar o cinto de segurança e de atravessar somente na faixa destinadas aos pedestres.

O projeto contou com uma atividade prática para facilitar a compreensão dos alunos. Foi criada uma via de circulação de pedestres, ciclistas e motoristas em carros confeccionados com papelão para simular uma situação do cotidiano do trânsito e como agir corretamente para evitar acidentes ou cometer infrações.

Para a estudante Rafaela Ribeiro, 8 anos, o teatro de fantoche e principalmente a simulação fez com que ela aprendesse todas as regras. "Eu gostei de todas as atividades e aprendi que sempre devo utilizar o cinto quando andar de carro", comenta.

De acordo com a coordenadora da escola, Vanusa Bertanha, as atividades práticas do projeto contribuem para a facilidade de aprendizagem do conteúdo já explorado em sala de aula, além dos alunos poderem vivenciar uma experiência diferenciadas. "Trabalhamos desde o início do ano algumas atividades de trânsito e o entusiasmo e dedicação deles foi muito gratificante", conta. Os alunos receberam, ainda, um jogo da memória alusivo ao trânsito.

A coordenadora informa que a escola ampliará o projeto para todas as turmas e realizará uma exposição aberta aos pais na Semana do Trânsito eme Votorantim.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim