sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Operação fecha seis estabelecimentos em Sorocaba e Votorantim


 Notícia publicada na edição de 29/08/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 009 do caderno A
 
Peças adulteradas e sem documentação foram o alvo
 
Uma operação de dois dias fechou desmanches e autopeças em várias cidades do Estado, entre elas, Sorocaba e Votorantim. A ação foi realizada pelas polícias Civil, Militar e Técnico-científica, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Estadual da Fazenda, prefeituras e Ministério Público. Em Sorocaba a operação foi realizada na quarta-feira e em Votorantim ocorreu ontem. Chamada "Operação Desmanches", no mesmo período foram averiguados 21 estabelecimentos em Mogi das Cruzes, Guarulhos e Santa Bárbara d"Oeste. Em todas as cidades foram fechados 15 estabelecimentos, sendo três deles em Votorantim e outros três em Sorocaba.
Aqui, na quarta-feira, em um desmanche na avenida Ipanema, bairro Nova Sorocaba, foi encontrado um motor sem numeração e uma carcaça de veículo VW/Golf. O responsável pelo estabelecimento disse ter comprado o motor em um leilão, mas não apresentou a documentação. Também na avenida Ipanema, no Jardim Monte Santo, foram encontradas irregularidades em uma motopeças e oficina, onde havia motocicletas com as numerações do chassi adulteradas e uma delas com placa feita artesanalmente. A alegação dos responsáveis pelo estabelecimento foi que os veículos pertenceriam a clientes, mas deixaram de informar quem eram eles.

Balanço

De 14 de julho até ontem foram realizadas 14 operações contra desmanches no Estado de São Paulo, 106 estabelecimentos foram vistoriados e 71 fechados. Já aconteceram seis ações na Capital, três na Grande São Paulo e cinco no interior. Até agora, duas pessoas foram detidas em flagrante por adulteração e receptação de autopeça furtada. As prisões ocorreram na primeira operação, em julho, e na terceira, em 1º de agosto.
A Lei dos Desmanches foi criada para combater a venda irregular de veículos e peças usadas, e, consequentemente, diminuir os índices de furto e roubo de veículos. Entre as exigências está previsto que os veículos deverão ter suas baixas regularmente cadastradas junto ao Detran e cada peça deverá receber uma identificação para facilitar o rastreamento, devendo ainda estarem discriminadas em notas fiscais.
O decreto que regulamenta a Lei dos Desmanches utiliza os critérios da Lei Ficha Limpa para autorizar o funcionamento desses estabelecimentos. De acordo com o Detran, até agora mais de 900 empresas apresentaram dados para o cadastro, quase 40% delas são da Capital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim