quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Festival Na Faixa celebra artistas de rua no sábado

Divulgação: Créditos - Thiago Consiglio



O Festival na Faixa é um ato cultural e político. O evento, organizado por diversos segmentos de artistas, levanta a discussão do reconhecimento pelo poder público do artista de rua como expressão possível, além de acreditar que o espaço da rua é um dos palcos principais para as diversas linguagens artísticas.

A atividade terá caráter de protesto e ao mesmo tempo de celebração. O evento vai acontecer no sábado dia 23, das 10h às 13h, na praça Dom Tadeu Strunck, que fica na Avenida Dom Aguirre próxima ao Poupatempo.

A principal intervenção acontecerá nas faixas de pedestres nos períodos em que os semáforos estarão fechados em volta da praça. Para o festival também estão programadas várias atividades simultâneas na praça, como oficinas e intervenções com músicos, artistas de malabares, perna-de-pau, mágica e outras práticas de rua.

Na organização estão vários artistas independentes de Sorocaba e região, além de coletivos culturais como Coletivo Cê, Confraria dos Alquimistas, Nativos Terra Rasgada, Quintal Livre, Rasgada Coletiva, Trupé de Teatro, Txai Ateliê Cultural.

​Vídeo-convite para a atividade:

https://www.youtube.com/watch?v=xYTExdD99RI

​Histórico (relato da organização):

Uma das principais bandeiras do evento​ é decorrente da repressão que artistas de ruas estão sofrendo nas ruas da cidade de Sorocaba.

O estopim foi o dia 15 de julho, quando o malabarista chileno Loreto Mejias se apresentava na faixa de pedestres, quando apareceram guardas municipais que apreenderam suas claves. Logo em seguida, abordaram mais dois chilenos, Alonso e Vicente, que se apresentavam com tochas.

O caso é delicado, porque há um entendimento errôneo da parte dos agentes municipais, porque, para nós, o artista de rua não pede dinheiro, porém aceita contribuições espontâneas. Quando deixado de lado o artigo 5º, inciso IX da Constituição Federal, o artista de rua é marginalizado em sua atividade.

O intuito principal para nós, é levarmos sorrisos às pessoas e através do Festival pretendemos colocar em pauta a discussão que já é realidade em várias cidades do Brasil: uma lei específica que garante os direitos do artista de rua.

​Serviço:
Festival na Faixa​
Local: Praça Dom Tadeu Strunck (Avenida Dom Aguirre próximo ao Poupatempo)
Data: 23/08
Horário: Das 10h às 13h
Organização: Artistas independentes de Sorocaba e região, além dos coletivos culturais Coletivo Cê, Confraria dos Alquimistas, Nativos Terra Rasgada, Quintal Livre, Rasgada Coletiva, Trupé de Teatro, Txai Ateliê Cultural.

Tatiana Plens 

R Orélio Verlangieri, 03
Chave -  Votorantim/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim