sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Elogiada montagem da Cia. Barracão Cultural reflete sobre o feminismo

Jornal Cruzeiro do Sul
Maíra Fernandes

Texto poético do escocês David Harrower já foi montado em mais de 25 países


A história se passa em uma pequena aldeia, onde um triângulo amoroso surge entre um casal de camponeses e um odiado moleiro - JOÃO CALDAS / DIVULGAÇÃO

Encerrando a itinerância do Proac Circulação, a Cia. Barracão Cultural apresenta amanhã em Votorantim o espetáculo Facas nas galinhas, às 20h. A apresentação gratuita, que acontece no Auditório Municipal Francisco Beranger, encerra a turnê da peça que já passou por cidades como Ilha Bela, Registro, Itatiba e Lorena, levando a montagem do grupo para o texto do autor escocês David Harrower, que aborda, de forma poética, a questão do feminismo. "É um texto contemporâneo e que já foi montado em mais de 25 países. Esse texto é emblemático e chegamos a ele muito por acaso", conta a atriz da trupe, Eloísa Elena. O grupo estava procurando um texto com essa contemporaneidade quando se depararam com a sinopse da história que se passa em uma pequena aldeia, onde um triângulo amoroso surge entre um casal de camponeses e um odiado moleiro. "Na hora me lembrei de uma atriz portuguesa que tinha montado o texto e ela me mandou a versão. Então, nossa primeira leitura foi engraçada, feita em português de Portugal, aquele mais arcaico, mas ficou muito curioso. O texto é de uma poesia muito grande e, ao mesmo tempo, muito seca, direta. É um texto que tem uma força muito grande", defende Eloísa, que divide o palco com os atores Claudio Queiroz e Thiago Andreuccetti, dirigidos por Francisco Medeiros. 

Para eles, o espetáculo, que descreve o percurso de uma mulher jovem que vai das trevas da ignorância, do afastamento de si, em direção à descoberta de sua identidade e de uma leitura pessoal e única do mundo, trata do poder transformador do conhecimento.

"A história é desse triângulo amoroso, em que uma mulher vive uma vida muito submissa ao marido, e vai descobrindo, ao longo da trama, o mundo e a si própria, através das palavras. A partir do momento em que ela nomeia as coisas, ela entre em contato com o mundo externo e com o dela mesmo", resume a atriz, que indica o espetáculo para maiores de 12 anos.

Sucesso de crítica

O espetáculo, cuja estreia ocorreu em 2012, é a primeira montagem brasileira do texto do renomado dramaturgo escocês David Harrower.

"Estruturada de maneira intrigante, ora linear, ora fragmentada, ora lacunar, a dramaturgia sintética de David Harrower manipula seres e imagens arquetípicas num enredo cheio de peripécias, suspense, mistério, além de combinar momentos épicos, dramáticos e líricos", defendem os realizadores em material enviado à imprensa.

A peça, que realizou três temporadas na Capital e integrou a programação do Festival de Teatro de Curitiba e da Virada Cultural Paulista, também tem recebido boas críticas da mídia especializada. De acordo com Jefferson Del Rios, crítico de teatro do jornal O Estado de São Paulo, o espetáculo "traz ao palco outras possibilidades em arte dramática. Há no momento uma sofreguidão urbanóide na temporada paulistana... Facas nas galinhas parece dizer: isso são sonhos de gente esquecida".

Já a definição de Michel Fernandes, em crítica publicada no site Aplauso Brasil, elogia a direção de Francisco Medeiros, figurinos e o próprio texto. "Sem dúvidas este é um espetáculo que fica cravado no espírito de quem o assiste."

Sobre a Cia.

A Barracão Cultural é um núcleo de criação e produção que tem como proposta realizar projetos que priorizem a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e atendam a diferentes públicos. Formado por alguns parceiros fixos e outros convidados a integrar cada trabalho, desenvolve há 12 anos um exercício permanente de criação e produção de espetáculos, buscando referências múltiplas. Faz parte do repertório da Barracão Cultural espetáculos para o público adulto, infanto-juvenil e também um espetáculo concebido para ruas e espaços abertos.

Serviço

O espetáculo Facas nas galinhas será apresentado amanhã, às 20h, no Auditório Municipal Francisco Beranger, que fica na avenida Newton Vieira Soares, 291, Centro, Votorantim. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local, antes do início da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim