sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Cultura caipira em destaque

Notícia publicada na edição de 22/08/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno
Maíra Fernandes

Depois de um ano de interrupção, o projeto Violeira volta à agenda de Votorantim


Vitória da Viola é atração hoje às 20h -

Enfatizando artistas de Votorantim e região, o projeto Violeira retorna à agenda de atividades do município, depois de um ano de interrupção. Com proposta de resgate e valorização da cultura caipira, o evento começa hoje, às 18h, e segue até domingo, no Auditório Municipal Francisco Beranger, com a apresentação de músicas de grupos e duplas, danças típicas, palestras, oficinas, além da tradicional cozinha caipira. Para participar das oficinas e palestras, basta estar no local no horário de cada atividade. A entrada é 1 litro de leite ou óleo em prol da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas).
"A essência caipira é muito forte nas raízes culturais da região. Vamos oferecer essas atividades para prestigiar e fortalecer essa cultura que é muito rica", comenta o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Marcelo Domingues que, por conta de um orçamento "apertado" no ano passado, não teve como realizar o evento. "O ano passado trabalhei com orçamento bem reduzido, então esses projetos maiores ficaram mais difíceis de realizar, como o Cinefest e o Violeira. Mas o evento é importante por conta da preservação e valorização da cultura caipira por meio de oficinas, comidas, danças e muitas coisas ligadas à terra e que não fazem parte do universo sertanejo que conhecemos hoje em dia. É cultura caipira mesmo", defende o responsável pela pasta.
De acordo com o secretário, o município investiu cerca de R$ 50 mil para a realização do evento, cuja curadoria tem assinatura de um violeiro e defensor da cultura caipira, Benvindo Antonio. Coube a ele - que também faz parte do grupo de Viola Caipira São Gonçalo de Votorantim - , e sua equipe, organizar o evento e dar a ele esse toque mais regional. "Essa Violeira é diferente pois estamos enfatizando os artistas da cidade e da região, dando destaque especial para os artistas da cidade. Antes, traziam muita gente de fora, mas temos várias e ótimas duplas daqui e que eram esquecidas", recorda Benvindo que, direta ou indiretamente, participa do projeto desde o início, mas, pela primeira vez, está mais à frente na organização. "Este ano o Marcelo Domingues me chamou e montei uma equipe. O trabalho é bastante, temos corrido, como diz os caipiras, mais do que notícia ruim, mas também é muito gratificante", reconhece ele que, juntamente com sua equipe, começou a discutir o Violeira em março. "A correria está terrível, mas acho que o pública vai gostar muito."

Tradição caipira

Entre outras afazeres, coube a Benvindo encontrar essas duplas e grupos genuinamente caipiras, para compor a agenda da programação. E, além de Votorantim e região, ele foi buscar, também, em outros Estados como o de Goiás, as atrações que mais cabem na proposta da festa, cuja ideia é o resgate da cultura caipira tradicional, diferentemente do popular sertanejo ovacionado na mídia atualmente. "Sou da roça, da época que a gente ficava em frente a um radinho de pilha, imaginando artistas como Tonico e Tinoco tocando lá dentro. É esse tipo de música que faz o coração do caipira balançar, o sertanejo com poesia, história... Hoje o sertanejo universitário é muito refrão e fica enjoativo, além de muitos serem pejorativos. Um dos ídolos caipiras, o Carreirinho, dizia que a música dele não fala nem de cama nem de travesseiro, mas de amor, sertão, e é essa música e esse artista que foram focados na programação", atenta Benvindo. De acordo com ele, essa preferência não é apenas dele ou dos músicos, mas também de boa parte do público, mesmo os que moram na cidade. "A maioria das pessoas que moram hoje na cidade grande nasceram na roça e vieram para a cidade com o êxodo rural, então eles gostam de lembrar a época da infância."

Mas quem pensa que o legado dessa cultura tradicional atrai um público bem mais velho, o curador atenta que são muitos os jovens que comparecem ao evento, além daqueles que participam, como a atração musical local Vitória, que tem 13 anos e começou ainda pequena na música caipira. "Por isso essa cultura não morreu e não vai morrer nunca", sentencia Benvindo.

Confira a programação:

Hoje

18h - Abertura
18h20 - Bandeira do Divino
18h30 - Apresentação da dupla Márcio Nunes & Emanuel
19h - Apresentação do grupo Os Tropeirinhos do Rancho
20h - Apresentação de Vitória da Viola
21h - Apresentação da dupla Luiz Ferreira & Sergio Viola
22h - Apresentação da dupla Santiago & Alby

(Ao final será servida sopa de cebola)

Sábado

10h - Oficina de viola com José Mario
11h - Oficina de Viola com Luciano Queiroz
12h - Palestra: História da Viola Caipira com Tiago Violeiro
12h30 às 15h - Almoço típico caipira
12h30 - Apresentação do grupo Os Tropeirinhos do Rancho
15h30 - Apresentação da dupla Cedrinho & Soberano
16h00 - Apresentação da dupla José Rosa & Dito Lima
16h30 - Apresentação da dupla Donizete Viola & Assuçan
17h00 - Apresentação da dupla Santos & José Gonçalves
17h30 - Apresentação do grupo Os Marrudos
18h30 - Apresentação de Grupo de Viola Caipira São Gonçalo de Votorantim
19h30 - Apresentação da dupla Eraldo Santana & Marcelo Violeiro
20h00 - Apresentação do grupo Os Considerados do Catira
21h00 - Apresentação da dupla Sudimar & João Ricardo

Domingo

10h às 13h - Espaço aberto para apresentação no palco externo
12h às 15h - Almoço típico caipira
13h30 - Apresentação da dupla Gomes & Gonçalves
14h - Apresentação da dupla Wilson & Rosiney
15h - Cururu homenagem ao Jonata Neto
17h - Apresentação da dupla Diamantino & Tiago Violeiro
18h - Apresentação de Mariano da Viola
18h30 - Apresentação do grupo Fandango de Chilena Irmãos Lara
19h - Apresentação da dupla Sereno & Tiãozinho
20h - Apresentação da dupla Os Dois Mineiros

Serviço

A VII Violeira de Votorantim acontece no Auditório Municipal Francisco Beranger, que fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, ao lado do estádio Municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim