quinta-feira, 31 de julho de 2014

Semana de atividades divulga a importância da amamentação a partir desta sexta-feira

Amamentação: um ganho para toda vida" é o tema mundial da semana neste ano, reforçando os benefícios do aleitamento e estimulando que dúvidas e dificuldades sejam superadas para o bem das crianças, não apenas na primeira infância mais ao longo da vida.


Todas as Unidades Básicas de Saúde de Votorantim terão atividades a partir desta sexta-feira, dia 01 de agosto, para reforçar e esclarecer informações sobre a importância da amamentação. A programação alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno segue até o dia 08 com a organização da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde. Cartazes informativos foram colocados nas unidades de saúde e cada equipe também está orientando as mulheres que passam por consulta a participarem dos encontros, palestras e confraternizações que serão realizados.

A secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, destaca que, para a promoção do aleitamento, além de divulgar os benefícios do leite da mãe para o crescimento saudável do bebê, gerando benefícios para toda vida, é preciso esclarecer dúvidas para evitar que crenças e informações equivocadas prejudiquem a adesão. As atividades programadas nas unidades de saúde contemplam esses dois focos e também valorizam os depoimentos de mulheres que amamentam.

A UBS do Jardim Serrano, haverá um encontro das mães e gestantes no dia 05 de agosto, a partir das 10h, na sede da Igreja Quadrangular do bairro e na UBS do Jardim Novo Mundo as orientações serão intensificadas ao longo de toda semana, mas 06 de agosto foi escolhido como o "Dia D" para a realização um café da manhã com gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias) e outras mães com palestras e outras atividades. A orientação da Secretaria da Saúde é que cada gestante ou mãe procure a unidade mais próxima de casa para se informar sobre a programação e participar.

Equipes de vários serviços estarão envolvidas nas ações lembrando que o incentivo ao aleitamento é multidisciplinar. Na UBS do Rio Acima, no dia 06, haverá uma palestra para gestantes e puérperas, às 8h30 com dentista, enfermeiras e pediatras. Nesta quinta-feira, enquanto levaram os bebês para consulta de rotina na unidade, várias mulheres relataram suas experiências bem sucedidas com a amamentação. Jéssica Rodrigues Ferraz Vieira, de 23 anos, contou com orgulho ter amamentado a primeira filha até os treze meses de vida. "O leite da mãe é tudo", defendeu Jéssica dizendo que faz apenas um mês que Emanuelle parou de mamar no peito.

Assim como Jéssica, Andressa Aparecida dos Santos, de 19 anos, declara que sempre quis amamentar e essa é uma conduta comum na família já que a mãe deu de mamar aos seis filhos e as cunhadas também a incentivaram. "Eu sempre quis e não tive nenhuma dificuldade. Sei que algumas pessoas não conseguem no início, mas vale a pena tentar porque é importante", comentou enquanto cuidava de Giancarlo, que tem seis meses e oito quilos, para orgulho da mãe. Andressa contou que recebeu orientações de uma enfermeira na maternidade e segue as dicas até hoje sobre a postura correta e a necessidade do bebê abocanhar corretamente o seio "Tem que amamentar sentado e precisa pegar toda a parte marrom, não só o bico, deu certo desde o começo", comenta.

As amigas Ana Cristina Timóteo, de 25 anos e Monique Rosa da Silva, de 20, também contaram com satisfação sobre o aleitamento dos filhos. Ana Cristina aguardava a consulta para dizer ao médico que Nicolas, de vinte dias, mama bastante: "Quero perguntar sobre isso, porque ele mama até de madrugada", falou. Mãe de Tammy, de 5 anos, e Tanaby, de quarenta dias, Monique Rosa, disse que todas as crianças da família mamaram no peito e que a prática não foi difícil para ela.

Semana Mundial

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno é "Amamentação: um ganho para toda vida". Conforme o pediatra Marcus Marson, diretor da Secretaria da Saúde, dificuldades "na pega" ou seja, para fazer a criança abocanhar e sugar corretamente, são comuns, mas se houver orientação correta é possível superar. "O papel do profissional de saúde é fundamental, em qualquer fase da gestação ou após o parto, o profissional pode contribuir para que aquela dificuldade seja superada e, enfim, o aleitamento aconteça", comentou.

Técnica e humanização são as receitas que o pediatra aponta como fundamentais para o profissional da saúde interferir nesse processo e ajudar as mulheres a superar dificuldades e persistirem com a amamentação. Os velhos mitos como o do leite fraco também atrapalham, conforme destacou Marson.

Para encerrar a Semana, no dia 08, a Secretaria promoverá um encontro para profissionais de saúde na sede da Associação Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), às 8h. O tema "Intercorrências no período de aleitamento" será abordado pela enfermeira Sueli de Oliveira, do Banco de Leite do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A atividade vai reunir ginecologistas, pediatras, dentistas, auxiliares de consultório dentário, auxiliares de enfermagem e enfermeiros da rede municipal.




Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim