quarta-feira, 30 de julho de 2014

Lixo e entulhos são jogados em estrada

Notícia publicada na edição de 29/07/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A
Jéssica Nascimento
programa de estágio

O acúmulo de sujeira é tão grande que afunila o espaço para os veículos - ADIVAL B. PINTO

Lixo e entulho despejados em via pública prejudicam moradores ao longo da estrada José Celeste, no Bairro dos Morros, que liga Sorocaba a Votorantim. Roupas velhas, madeiras, sofás quebrados, pneus, galhos de árvores, restos de materiais de construção são apenas alguns dos itens encontrados em vários pontos da via. Quem mora no trecho, reclama que o local está abandonado. Segundo eles, além do mau cheiro, a sujeira está atraindo insetos e bichos peçonhentos e ratos.

O problema persiste por muitos anos, queixam-se os reclamantes. O proprietário de uma empresa próxima ao local, Luiz Vicente da Silva, 53, diz que é um absurdo o que fazem na estrada, que fica em Votorantim. "O lugar está uma nojeira. Os urubus fazem a festa com tanta sujeira e lixo", conta. "Há um manancial próximo e isso é um crime ambiental. Já fiz uma denúncia na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)", acrescenta.

O coletor de material reciclável, Luciano Inácio, 35, diz que as pessoas jogam lixo no local por falta de opção. "A Prefeitura não permite que o entulho seja jogado no aterro, que é próximo da estrada. As pessoas não têm onde jogar e acabam fazendo isso."

Moradores de imóveis próximos à estrada contam que o depósito de sujeira se tornou comum no trecho. A dona de casa Rosemari de Oliveira Souza, 60, conta que isso ocorre há mais 25 anos. "A paisagem aqui é cada dia mais linda", ironiza. "Antes de existir o lixão, as pessoas já jogavam lixo aqui. Para resolver o problema é mais fácil falar com a Prefeitura de Sorocaba do que com a de Votorantim. Já cansamos de reclamar para a Prefeitura", afirma.

Os moradores dizem também que durante a noite vândalos se escondem no meio do lixo para atirar pedras em carros que seguem para a rodovia Raposo Tavares. O encarregado de produção Jean Marcel de Oliveira Souza, 32, que passa pela estrada toda noite, diz que o local está perigoso. "Duas motos já foram roubadas aqui no horário do almoço. Há muito assalto nesse trecho."

A Prefeitura de Votorantim, responsável pela manutenção da estrada onde há lixo acumulado, informou, por nota, que já está programada a realização de serviços de limpeza no local e que a secretaria de Serviços Públicos (Sesp) faz limpeza na área periodicamente, principalmente no trecho entre a estrada José Celeste com a Estrada dos Morros. A última limpeza na região ocorreu há cerca de 25 dias, onde dezenas de caminhões de entulho retiraram a sujeira do local. A Prefeitura pede o apoio da população para que denuncie as pessoas que estiverem depositando lixo nesses espaços. Para denunciar o ato, basta anotar a placa do veículo e passar a informação pelos telefones: (15) 3353-8646, 3353-8642 ou 3353-8644. (Supervisão: Admir Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim