quarta-feira, 30 de julho de 2014

Amigos do Zippy - Alunos da rede municipal terão programa de educação emocional

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Educação, abre oficialmente nesta sexta-feira (01), o programa Amigos do Zippy nas escolas da rede municipal. Internacionalmente reconhecido no suporte ao desenvolvimento emocional de crianças, o programa é voltado ao primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental e, em Votorantim, atingirá cerca de 2.600 crianças com idade entre seis e sete anos. O lançamento será na Escola "Aurora Fontes", na Vila Nova, às 10h30, com a presença de autoridades, educadores, diretores e supervisores da rede municipal.

O trabalho chegará a 26 escolas, em atividades que envolvem também os professores de cada turma. Com uma metodologia própria, o programa tem 25 aulas divididas em seis módulos, apresentando às crianças situações do cotidiano e dando suporte para que possam superar as dificuldades emocionais. Por meio de ferramentas que ajudam a se sentir melhor, o programa trabalha temas como tristeza, raiva e ciúmes, instrumentalizando o indivíduo para lidar melhor com as emoções presentes na infância e também ao longo de toda vida.

Além de ajudar as crianças, conforme a secretária da Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, o conteúdo também contempla as famílias e os professores, "Ao longo da formação, os professores já notam a diferença e relatam que estão modificando atitudes para poder ajudar as crianças. Esse é um diferencial do Amigos do Zippy, que também auxilia o professor com a sua própria educação emocional para então ajudar as crianças", comentou. Os pais serão envolvidos nas etapas do programa e esse é um dos momentos marcantes com depoimentos que vem de casa e mudanças de atitude.

Educação emocional

Conforme a secretária da Educação, a decisão de adotar uma proposta que contemplasse a educação emocional foi tomada no início das ações de panejamento da atual gestão, conforme pedido do prefeito Erinaldo Alves da Silva, que atuou como professor na rede pública de ensino por mais trinta anos.

"A escolha pelo Amigos do Zippy se deu porque o seu conteúdo vem ao encontro dos nossos objetivos e porque é reconhecido internacionalmente, tendo passado por várias avaliações que comprovam sua qualidade e indicadores de sucesso", comentou. No ano passado, o programa recebeu a chancela do Ministério da Educação (MEC), que só é concedida a programas avaliados e considerados de qualidade para aplicação em redes públicas.

Criado no início dos anos 2000 por uma entidade com sede na Inglaterra (Befrienders International) o programa passou a ser difundido em outros países a partir de 2002 pela Partnership For Children (PFC), cuja tradução para o português é "Parceria para crianças". Atualmente, o Amigos do Zippy está em 25 países como Lituânia, Inglaterra, Índia, Noruega, Islândia, China, Estados Unidos e Argentina. No Brasil, o programa chegou em 2004 por meio do Centro de Valorização da Vida e posteriormente passou a ser representado pela Associação para Saúde Emocional de Crianças (Asec). Nesses dez anos, conforme divulga a entidade em seu site, 191 mil crianças brasileiras foram beneficiadas, sendo que, no ano passado, o programa esteve em 43 cidades e alcançou 32 mil crianças.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim