quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vacinação contra a gripe já movimenta as unidades de saúde de Votorantim



A imunização começou nesta quinta-feira (24) e segue até dia 09 de maio. No sábado, dia 26, haverá 17 postos de vacinação em funcionamento na cidade.


O primeiro dia da Vacinação Contra a Gripe movimentou as unidades de saúde de Votorantim. Atentos à importância da prevenção, como é de costume, muitas pessoas comparecem no início da campanha para garantir a proteção o quanto antes. Além dos idosos (a partir de 60 anos), a dose é indicada para crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias) e profissionais de saúde.
Em todo o Brasil, mais de 49 milhões de pessoas fazem parte do público da campanha. Em Votorantim, a estimativa é que sejam 26.930 dentro dos critérios estabelecidos e a Secretaria da Saúde solicita aos que tiverem carteira de vacinação apresentem o documento para o registro da dose.
Fiel adepto à vacinação, Jair Ortiz Lopes, de 72 anos, esteve logo cedo na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Garcia para se proteger. "É um compromisso, então já venho no primeiro dia. Faz muitos anos que não pego uma gripe", revelou o aposentado. Morador do Bairro dos Morros, Lopes falou sobre hábitos e costumes que adotou ao longo dos anos e lhe garantem bem estar e qualidade de vida: "O mundo é um paraíso, a gente é que precisa saber viver bem nele, planejar, buscar aquilo que faz bem para poder viver melhor. Com a saúde é assim também", ensinou.
Mãe de Kaike, de 5 anos, Kauã, de um ano e onze meses e grávida de Ana Clara, que tem previsão de parto para o mês que vem, Jéssica Fidelis de Oliveira, de 23 anos, também foi uma das primeiras pessoas vacinadas na cidade. Atenta ao calendário de vacinação dos filhos, a dona de casa também não descuida de si mesma e já havia até perguntado na unidade de saúde quando poderia receber sua dose. "Já estava me planejando porque para mim vacina é coisa séria", disse.
Durante o período da campanha, de segunda a sexta-feira, doze Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferecem a vacina das 8h às 17h, e a sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), localizada na rua Antônio Fernandes, n° 50, das 8h às 16h.
Sábado terá 17 postos de vacinação
Neste sábado, dia 26, durante o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, as doze UBSs estarão abertas especialmente das 8h às 17h e também haverá outros cinco postos extras para dar o atendimento às pessoas que têm dificuldade de comparecer durante a semana. Doze UBSs abrirão das 8h às 17h para o atendimento e na Praça de Eventos Lecy de Campos, onde haverá diversas ações de saúde devido à passagem do Dia de Combate à Hipertensão, haverá um posto de vacinação das 8h às 12h.
Outras opções para a vacinação no sábado são a Associação dos Moradores do Parque Bela Vista das 13h às 17h, o Supermercado Correia da Avenida São João, das 8h ás 17h e o Hipermercado Carrefour Esplanada, onde a vacina será oferecida das 8h às 20h. Como a UBS do Jardim Archila encontra-se em reforma, aquela região da cidade será atendida no sábado, das 8h às 17h, em um posto extra que funcionará no Centro Comunitário Vital de Oliveira, localizado na Rua Joaquim Correa, no bairro do Curtume.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim