quarta-feira, 23 de abril de 2014

Programa reúne mulheres para estimular fortalecimento da família e da comunidade


Discutir e refletir sobre temas como valores, respeito em família, a importância da presença e da participação dos pais nas tarefas e no estabelecimento de limites e no sentimento de segurança para os filhos estão entre os objetivos do programa "Mulheres em Ação", desenvolvimento a partir deste mês de abril pela Secretaria da Cidadania e Geração de Renda (Seci) de Votorantim na região do Jardim Novo Mundo. A primeira edição, realizada esta semana, teve mais de duzentas participantes e os encontros vão se repetir mensalmente com a proposta de estimular vínculos familiares e comunitários.

As atividades são desenvolvidas por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) localizado no Jardim Novo Mundo e cuja área de abrangência inclui ainda os bairros Jardim Primavera, Green Valley e Jardim Tatiana, totalizando cerca de três mil famílias. Para facilitar a participação das mulheres, além dos encontros no próprio Cras, haverá um segundo grupo para moradoras no Jardim Tatiana. A primeira reunião desta área será na sexta-feira, dia 25, das 13h30 às 15h, na Comunidade Deus Presente, localizada na Rua Três, n° 60. O "Mulheres em Ação" é voltado especialmente para mulheres beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família, mas está aberto a todas as interessadas.

Além de criar o espaço para que as mulheres possam se manifestar, o programa visa à promoção de oportunidades para adotar um outro olhar sobre situações cotidianas. "Muitas vezes as pessoas não param para analisar que as situações que ocorrem na sua família e no seu núcleo de convivência são comuns para outras pessoas", destaca a secretária da Cidadania, Ana Criguer. Segundo ela, o compartilhamento de experiências viabilizado pelo programa é um dos passos para que as pessoas possam compreender melhor o que ocorre com elas, tomar atitudes, modificar hábitos e possam viver melhor.

A assistente social Ana Maria Gomes Gonçalves, que é coordenadora do Cras Novo Mundo é a responsável pelo programa. Na reunião de abertura, nesta terça-feira, dia 22, ela abordou a formação das famílias e a participação dos pais na vida dos filhos, destacando a importância da presença e o suporte emocional que os pais exercem desde os primeiros anos das crianças, refletindo na convivência e no vínculo familiar até a vida adulta.

"Falamos também sobre a necessidade de reforçar as atitudes positivas das crianças e não apenas corrigir quando erram e até sobre a questão da violência e como tem influenciado nas relações familiares", acrescentou Ana. Segundo a coordenadora, os grupos também abordarão necessidades da comunidade e que podem inteferir ou contribuir para o fortalecimento dos vínculos e melhorias na autoestima e na qualidade de vida das famílias.



Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim