quarta-feira, 23 de abril de 2014

Prefeitura compra dez carros para frota

Jornal Cruzeiro do Sul
Wilson Gonçalves Júnior
Prefeito Erinaldo anuncia que pretende reduzir número de veículos alugados pelo governo municipal

 Veículos adquiridos atenderão secretarias municipais e Guarda Civil Municipal - ERICK PINHEIRO


A Prefeitura de Votorantim adquiriu recentemente dez veículos para uso das secretarias e também da Guarda Civil Municipal (GCM). O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) confirmou ontem, durante entrevista na rádio <BF>Cruzeiro FM 92,3<XB>, que a compra dos veículos tem a intenção de reduzir o número de carros alugados pelo município. A terceirização da frota foi iniciada no governo do ex-prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), no ano de 2010 e recebeu críticas de vereadores do PSDB, na época oposição. Os atuais opositores, vereadores da bancada do PT e PDT, cobram do Executivo desde o início desta legislatura o fim do aluguel de carros.
Foi votado na noite de ontem, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Votorantim, o requerimento especial, de autoria da vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB), de votos de congratulações ao prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) e ao secretário de Administração e Finanças, João Silva Moura Neto, pela aquisição de cinco veículos (Gol) para a prefeitura e outros cinco carros (Space Fox) para a Guarda Civil Municipal (GCM). O requerimento da parlamentar, que é filha de Erinaldo, responde aos questionamentos constantes feitos pelos vereadores Pedro Nunes (PDT) e Marcão Papeleiro (PT), que acusam o atual governo do PSDB de dar continuidade ao contrato de aluguel de veículos iniciado na gestão Pivetta, na época criticado pela oposição tucana.

A aquisição de veículos para atender diversas secretarias foi realizado pelo pregão presencial 102/2013, ocorrido no dia 29 de novembro do ano passado. O edital previa a compra de 50 carros, sendo sete picapes, 34 veículos leves com quatro portas, um sedan e quatro station wagon e cinco utilitários. O custo máximo de cada um, previsto no edital, era de R$ 31.533,53 (picapes), R$ 28.113,33 (veículo leve), R$ 68.332,50 (sedan), R$ 44.490,00 (station wagon) e R$ 51.917,33 (utilitário). O valor total é de R$ 1.714.302,81.

No dia 11 de março de 2014, o prefeito Erinaldo Alves da Silva publicou no diário oficial "Município de Votorantim" o extrato de 1º termo de aditamento a ata de registro de preço nº 070/2013. Nele, foram alterados os seguintes preço: modelo picape, o valor foi registrado em R$ 31.375.86 e sofreu reajuste para R$ 31.733,77 (diferença de R$ 357,91 por veículo), veículo leve registrado em R$ 27.970,00 e reajustado para R$ 28.289,87 (diferença de R$ 319,87) e station wagon registrado em R$ 44.260,00 e reajustado para R$ 45.218,29 (diferença de R$ 958,29). Os outros dois itens, sedan e utilitário, não foram reajustado neste extrato de aditamento.
Com este novo preço, o município pagou R$ 141.449,35 para adquirir os cinco veículos Gol e R$ 226.091,45 para comprar os cinco Space Fox (station wagon). O custo total foi de R$ 367.540,80 e a vencedora da licitação foi a Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.

A atual gestão não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem do jornal <BF>Cruzeiro do Sul<XB>. São eles: quantos carros foram comprados ao todo? Quanto de cada modelo? Quanto pagou por unidade de cada modelo? Quem venceu a licitação? Quando foi encerrado a licitação? Qual secretaria recebeu os veículos? Foram adquiridos todos juntos ou houve uma primeira aquisição e agora outra? A prefeitura ainda aluga algum carro? Quantos e qual valor? E por que ainda mantém os aluguéis e por que manteve por mais de um ano, já que foi muito criticado quando o PSDB era oposição?

Aluguel

A matéria publicada pelo jornal <BF>Cruzeiro do Sul<XB> de 26 de dezembro de 2010, trouxe a informação de que ex-prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), gastou mais com o aluguel de 32 veículos, no período de dois anos, do que se optasse pela compra dos mesmos veículos. O contrato de locação com a empresa Prisma Construções e Saneamento Ltda., de Santo André, vencedora da licitação, tinha um ano de duração, prorrogável pelo mesmo período e custou ao todo R$ 1.148.880,00. A matéria citou ainda que, caso a prefeitura decidisse adquirir os veículos, o preço final seria R$ 989.160,00, tomado por base a tabela de preço de veículos zero km da época. Na ocasião, a gestão de Pivetta defendeu o aluguel dos veículos, ao dizer que a terceirização da frota era uma tendência nas administrações municipais e gerava economia, principalmente no custo zero de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim