quinta-feira, 24 de abril de 2014

Odonto de Votorantim se prepara para campanha de prevenção ao câncer bucal


A Secretaria da Saúde de Votorantim realiza a partir deste sábado (26) a Campanha de Detecção e Prevenção do Câncer Bucal. A abertura será na Praça de Eventos "Lecy de Campos", das 8h às 12h durante as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, quando haverá grande mobilização com orientações, serviços e ações preventivas gratuitamente à população. Também no sábado, até as 17h, nas doze Unidades Básicas de Saúde que estarão abertas para a vacinação contra a gripe também haverá dentistas disponíveis para orientar e examinar as pessoas que desejarem.

A Campanha do Câncer Bucal é realizada anualmente no período da vacinação contra a gripe, aproveitando o maior fluxo de pessoas nas unidades de saúde. Neste ano, ao invés de uma semana de exames, a atividade será estendida durante todo o período de vacinação e o público-alvo também está sendo ampliado. Conforme o diretor de Odontologia, Fernando de Paula Souza, todos os intessados podem comparecer ao evento na praça, na manhã de sábado ou diretamente nas unidades de saúde para esclarecer dúvidas e passar por uma avaliação.

"Em anos anteriores, o alvo era principalmente as pessoas idosas devido ao uso de próteses que podem causar lesões na boca e também pelo perfil menos atento a possíveis ferimentos, mas consideramos que é importante garantir esse acesso a pessoas de todas as idades que também podem ter lesões diagnosticadas", destacou o dentista. Quem tem algum machucado, mancha, ferida ou lesão na boca que não cicatriza, deve estar atendo e procurar uma das unidades da campanha para ser examinado.

Durante a manhã de sábado, o evento na praça terá a parceria com o curso de Odontologia da Universidade Paulista (Unip de Sorocaba), com professores e estudantes participando das atividades de orientação e os exames.

Na última quarta-feira (23), a Secretaria da Saúde promoveu uma atualização para todos os dentistas da rede municipal, com discussão de casos e preparação para a campanha que começa no sábado. O encontro teve uma palestra com o especialista em Semiologia na área Odontológica, Halbert Villalba e foi realizado no salão da Associação dos Moradores do Parque Bela Vista.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim