domingo, 22 de dezembro de 2013

Famílias assinam documentação e preparam-se para nova vida nos conjuntos Vila Pedroso I e III


A manhã de domingo teve sabor de conquista pra as famílias beneficiadas na primeira fase do Programa de Desfavelamento da Prefeitura de Votorantim. Em evento promovido pela Caixa Econômica Federal, os futuros moradores dos Conjuntos Habitacionais Vila Pedroso I e III assinaram a documentação que oficializa a escolha das unidades feita no último dia 15 de novembro. Cumprida esta etapa, a Secretaria Municipal da Cidadania e Geração de Renda (Seci) já está trabalhando para a realização das mudanças para os apartamentos, que serão programadas a partir do dia 26 de dezembro, permitindo que parte das famílias passe a virada do ano-novo na nova residência.

A assinatura foi nas dependências da Vila Pedroso III e teve um clima festivo, com brinquedos para crianças, distribuição de pipoca e algodão doce e a visita do Papai Noel, que distribuiu balas e posou para fotos. O prefeito Erinaldo Alves da Silva falou aos beneficiados sobre a dignidade de viver em um local organizado e contar com um imóvel que é um bem da família. "Nos primeiros seis meses vocês receberão orientações e apoio para que possam se adaptar à nova realidade, para conviver nesta nova comunidade e ter uma vida melhor", salientou o prefeito.

Pensar nessa vida melhor faz a dona de casa Cleonice dos Santos manter um sorriso meio tímido nos lábios enquanto tenta imaginar como será viver em um apartamento. "Eu não sei. Sinceramente não imagino, porque vai ser diferente de tudo que eu já vivi", contou. Moradora de áreas verdes há dezesseis anos – desde que se casou – Cleonice já pensa em planejar a comemoração do aniversário da filha Nicole, que fará seis anos no mês de fevereiro. Ansiosa, a moradora da área verde da Vila Pardini vai se mudar também com o marido Elizeu e o filho José Paulo, de 15 anos.

Além de casais e crianças, os novos apartamentos receberão moradores mais experientes que estão alcançando o sonho de morar em imóvel próprio depois de muito trabalho ao longo da vida. É o caso do lavrador aposentado Valdemar Couto, que completou 83 anos no início de dezembro. Dono de uma saúde de ferro e a disposição de quem já cuidou de dez mil pés de café no Paraná, "seo" Valdemar vive com um filho solteiro na favela do bairro Itapeva e, em breve, estará morando no primeiro andar de um prédio na Vila Pedroso III. Se possuir um apartamento já é algo importante, o fato de ter assinado a documentação completou a felicidade do aposentado. "Quando eu trabalhava na lavoura, aprendi a assinar o meu nome no cartório e no banco. Hoje eu assinei aqui de novo e nessa altura da vida, fiquei muito feliz", revelou.

"Com um sonho realizado", a cozinheira Josélia Paz da Silva está terminando o ano de 2013. Casada com o pedreiro Damião Vitório da Silva e com dois filhos, ela voltará a viver no mesmo terreno de onde foi removida há pouco mais de um ano para que fosse iniciada a construção dos prédios da Vila Pedroso I. "Era um barraco na área verde, mas agora vai ser um apartamento nosso, no mesmo lugar, mas tudo novo e muito melhor", comentou.

Os Conjuntos Vila Pedroso I e III somam 160 apartamentos e beneficiarão também famílias que foram removidas de áreas de risco ou vivem em áreas verdes em bairros como a Vila Galli, Vila Pedroso e Jardim Serrano. A escolha dos apartamentos, no mês passado em evento organizado pela Prefeitura, foi a etapa que antecedeu a elaboração dos contratos por parte da CEF, com respectivos dados das famílias beneficiadas e suas unidades escolhidas. Os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço Cada unidade conta com uma vaga de garagem e a área comum do condomínio também tem portaria e espaço social. Ambos empreendimentos têm apartamentos adaptados com acessibilidade.

A viabilização foi pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, representado regionalmente pela Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Votorantim. O superintendente regional da CEF, Sandro Vimer Valentini, compareceu ao evento e falou aos presentes sobre trâmites finais da documentação, felicitando a todos pela conquista da casa própria com custo mínimo apenas de taxas e impostos. Autoridades também acompanharam a assinatura dos documentos, entre eles o vice-prefeito Silvano Donizetti Mendes, os vereadores Alexandre Baeza e Bruno Martins e os secretários da administração municipal.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim