domingo, 9 de dezembro de 2012

Desfile marca 49 anos de emancipação política

Notícia publicada na edição de 09/12/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A
Marcelo Andrade


Um dos destaques foi a presença do grupo de vanguardeiros, responsáveis pelo movimento, em 1963



Grupo de vanguardeiros lembrou a luta pela emancipação urbana - Por: Luiz Setti

 Carro-palhaço recebeu elogios - Por: Luiz Setti

 Fanfarras estudantis animaram o público e ganharam aplausos - Por: Luiz Setti

 Prefeito Piveta e outras autoridades municipais prestigiaram o desfile - Por: Luiz Setti

Nem mesmo o sol intenso na manhã de ontem foi empecilho para que milhares de pessoas acompanhassem o desfile que marcou a passagem dos 49 anos da emancipação político-administrativa de Votorantim. Cerca de 1.200 pessoas, de acordo com cálculos da Polícia Militar, assistiram as passagens de recrutas das Forças Armadas, polícias, bombeiros, bandas marciais, escolas, representantes de secretarias municipais e ainda grupo de vanguardeiros, pelo trecho com cerca de 200 metros da avenida 31 de Março, a principal da cidade.

A 23 dias do fim de seu mandato, o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) acompanhou todo o desfile em uma tribuna montada na calçada da avenida, em frente à praça Lecy de Campos.

Vanguardeiros

A programação pela passagem dos 49 anos de emancipação político-administrativa da cidade teve início por volta das 8h30, com os hasteamento de bandeiras e a presença de autoridades municipais na Praça da Emancipação, em frente ao Paço. Meia hora depois começou o desfile, que foi aberto pela Banda Regimental da Polícia Militar, seguida pela passagem de viaturas das polícias militar, rodoviária e civil. Um dos destaques do evento foi a presença do grupo de vanguardeiros, responsáveis pelo movimento de emancipação em 1965. Durante o percurso, o grupo cantou músicas que embalaram o movimento daquela época, como o Hino do Vanguardeiro e o Baião da Independência.

Outro destaque do desfile ficou por conta do Centro Municipal de Educação Infantil Francisco Rodrigues Benedito, que trouxe para o local do evento um carro alegórico caracterizado de palhaço. Nele dezenas de crianças todas também pintadas e vestidas de palhaço. A aposentada Luzia de Moraes, de 57 anos, dos quais 30 deles como moradora de Votorantim, aproveitou para levar dois netos para acompanhar o desfile. "Aqui eu construi minha família. Gosto muito dessa cidade. E, por isso, faço questão de estar presente em eventos que homenageiam a cidade", ressaltou.
Quem também aproveitou a manhã ensolarada de sábado para levar os filhos para acompanhar o desfile foi o tecnólogo Samuel Francisco, de 34 anos. "Eles pediram para vir assistir ao desfile, da qual inclusive minha esposa está participando, enquanto funcionária pública. Ou seja, a família toda aproveitou o feriado para prestigiar a festa", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim