segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Corrida à prefeitura: Pivetta amplia vantagem em nova pesquisa


Folha de Votorantim



Foram ouvidos 900 eleitores de 8 a 10 de setembro em Votorantim; Erinaldo é o segundo e Fernando, o terceiro



Faltando menos de um mês para as eleições municipais de 7 de outubro, o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), candidato à reeleição pela coligação “Para Avançar Ainda Mais” manteve a liderança em nova pesquisa realizada pela Sebram Pesquisas em Votorantim. O candidato petista ainda ampliou sua vantagem sobre o segundo colocado, Erinaldo Alves da Silva (PSDB), da coligação “Desenvolvimento com Responsabilidade”. Fernando de Oliveira Souza, do DEM, que na pesquisa espontânea de agosto aparecia à frente do candidato tucano, agora caiu para terceiro.
Encomendada pelo Diário da Região, de Osasco, como parte de um pacote envolvendo vários outros municípios, a pesquisa teve sua publicação na Folha de Votorantim autorizada a pedido da Sebram Pesquisas junto ao contratante. No período de 8 a 10 de setembro, foram ouvidos em Votorantim 900 eleitores, através de amostragem probabilística aleatória, considerando as ponderações de sexo, faixa etária, grau de instrução, nivel sócio econômico e religião. Os entrevistados representam o universo pesquisado que compreende os residentes no município com mais de 16 anos e aptos a votarem nas eleições municipais deste ano. A margem de erro considerada é de 3% para cima ou para baixo. A pesquisa foi regitrada no Tribunal Superior Eleitoral (TS) sob o número 00840/2012.

Resultados
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem à pergunta “Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?”, o candidato Pivetta lidera com 22,33% das intenções de voto, seguido de Erinaldo com 12,67% e Fernando em terceiro lugar, com 8,56%. Entre os que não sabem ou não opinaram o percentual ficou em 56,44%.
Na primeira pesquisa, divulgada pela Folha, em 16 de agosto, Pivetta estava na ponta com 14,79% das preferências, Fernando aparecia em 2º lugar, com 13,20% e Erinaldo era o terceiro, com 5,63%. Os indecisos somavam 66,37%.
A pesquisa estimulada por disco garante vantagem ainda maior para o atual prefeito, candidato à reeleição. À pergunta “Se a eleição fosse hoje, em qual desses candidatos você votaria?”, seguida da apresentação dos nomes dos candidatos, 38,11% citaram Carlos Pivetta, 26,89% mencionaram Erinaldo e 14,67% responderam que irão votar em Fernando. 20,33% disseram que ainda não sabem em quem votarão ou não quiseram opinar.
Na pesquisa estimulada anterior divulgada pela Folha em agosto, Pivetta era o primeiro, com 37,50% das intenções de voto, Erinaldo vinha em 2º lugar, com 26,41% e Fernando tinha 16,20%, em 3º lugar. Os indecisos àquela ocasião somavam 19,89%.

Rejeição
A pesquisa estimulada de rejeição ficou equilibrada entre os dois primeiros candidatos e os indecisos. Quando perguntados “Se a eleição fosse hoje, em qual desses candidatos você não votaria?”, 28,89% responderam Pivetta, 22,56% mencionaram Erinaldo e 29,56% não souberam responder ou preferiram não opinar. Fernando ficou com 18,99%.
Em agosto, os números de rejeição eram os seguintes: Pivetta manteve praticamente seu índice (28,70%), Erinaldo subiu foi citado por 20,77% dos entrevistados e Fernando tinha 10,21%, com 40,32% de indecisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim